Imagens de Tucuruí

quinta-feira, 18 de março de 2010

BIOGRAFIA DE RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA


BIOGRAFIA RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA
1931-1977

NASCEU EM 24 DE DEZEMBRO DE 1931, NA CIDADE DE DOM PEDRO, ESTADO DO MARANHÃO, FILHO DE EDUARDO RIBEIRO DE SOUZA E MARIANA SOUZA.
AINDA CRIANÇA VEIO COM SEUS PAIS PARA A CIDADE DE MARABÁ, ONDE CONCLUIU SEU CURSO PRIMÁRIO. SUA 1º PROFISSÃO FOI DE TIPÓGRAFO. NESTA MESMA CIDADE CASOU-SE E TEVE SEUS PRIMEIROS FILHOS: ADEMIR SOUZA, RAIMUNDO LAERTE SOUZA E DILMA SOUZA.
EM MEADOS DOS ANOS 50, COM 19 ANOS, CHEGOU A TUCURUÍ, SEU PAI ERA EMPREITEIRO DA ESTRADA DE FERRO TOCANTINS FORNECENDO DORMENTES E RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA FOI TRABALHAR DE BALCONISTA NA COOPERATIVA DOS FUNCIONÁRIOS DA ESTRADA DE FERRO TOCANTINS.
CASOU-SE PELA SEGUNDA VEZ, AOS 31 ANOS, COM MARIA DE NAZARÉ VIEIRA E TEVE OS SEGUINTES FILHOS: HELLEM SOUZA, EDUARDO HELDEM SOUZA, HEBER JORGE SOUZA, HELLENE SOUZA E HELEIDE SOUZA.
                   RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA, DIQUINHO, COMO ERA CONHECIDO, COMEÇOU SUA CARREIRA POLÍTICA NO ANO DE 1956 (COM 25 ANOS), COMO VEREADOR PELO P.S.P. (PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA),REELEGEU-SE VEREADOR NO ANO DE 1960 PELA COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA PARAENSE E NO ANO DE 1961 FOI PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL.
                   EM 1964 (COM 33 ANOS) FOI ELEITO PREFEITO MUNICIPAL DE TUCURUÍ PORÉM A ELEIÇÃO SÓ FOI DECIDIDA APÓS A REVOLUÇÃO DE 31 DE MARÇO, NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, COM APENAS 22 VOTOS DE DIFERENÇA DO OUTRO CANDIDATO,TENDO COMO VICE SEU AMIGO CARLOS SILVA.
                   RIBEIRO DE SOUZA SEMPRE FOI GUERREIRO NA SUA CARREIRA POLÍTICA E SEMPRE SUPEROU AS DIFICULDADES ENCONTRADAS; UMA DELAS FOI NO DIA DE SUA DIPLOMAÇÃO; DEPOIS DE RECEBER O DIPLOMA SE DIRIGIU AO GABINETE QUANDO FOI INFORMADO QUE HAVIA UM RECURSO DE IMPUGNAÇÃO ALEGANDO QUE RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA ERA DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO E QUE NÃO TINHA LEGALIDADE NO BRASIL.ELE E SEU VICE CARLOS SILVA FORAM A BELÉM RESOLVER ESTE IMPASSE CONSEGUIU UMA AUDIÊNCIA COM O CHEFE DO S.N.I. QUE ERA O TENENTE CORONEL JARBAS PASSARINHO, DIQUINHO CONTOU SUA HISTÓRIA A ELE E O MESMO PEDIU UM TEMPO PARA ANALISAR O CASO. APÓS 3 DIAS VOLTARAM A FALAR COM O TENENTE CORONEL JARBAS PASSARINHO E ELE DEU A RIBEIRO DE SOUZA UMA  CERTIDÃO DE QUE NADA EXISTIA CONTRA O MESMO E MANDOU QUE RETORNASSE AO SEU MUNICÍPIO E GOVERNASSE BEM. DAÍ EM DIANTE SURGIU UMA EMPATIA RECÍPROCA DE DIQUINHO COM JARBAS PASSARINHO.
                  NO COMEÇO DO MANDATO TUDO ERA MUITO DIFÍCIL POIS TUCURUÍ ERA UM MUNICIPÍO DE POUCOS RECURSOS, A RENDA DE TUCURUÍ VINHA DOS FUNCIONÁRIOS DA  ESTRADA DE FERRO TOCANTINS.
               AS COISAS SÓ COMEÇARAM A MELHORAR QUANDO DIQUINHO SE FILIOU AO PARTIDO DA ARENA (PARTIDO DA SITUAÇÃO) ESTE PARTIDO E O M. D. B. (PARTIDO DA OPOSIÇÃO) SURGIRAM APÓS O GOLPE MILITAR DE 1964, EXTINGUINDO TODOS OS OUTROS PARTIDOS. QUEM ASSUMIU COMO PRESIDENTE FOI O MARECHAL CASTELO BRANCO E COMO GOVERNADOR DO PARÁ O TENENTE CORONEL JARBAS GONÇALVES PASSARINHO, ESTE DEU APOIO AO PREFEITO MUNICIPAL RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA QUE CONSEGUIU REALIZAR VÁRIAS OBRAS COMO:
CONSTRUÇÃO DA RAMPA DE EMBARQUE E DESMBARQUE NAS MARGENS DO RIO TOCANTINS, CONSTRUIU O MERCADO MUNICIPAL QUE ANTES FUNCIONAVA A PREFEITURA MUNICIPAL NUMA CASA DE MADEIRA, CONSTRUIU O PALACETE MUNICIPAL DE TUCURUÍ (ATUAL CÂMARA MUNICIPAL QUE TEM O NOME DE PALACETE RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA), PRAÇA JARBAS PASSARINHO QUE ANTES ERA CHAMADA DE PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, RUA SANTA TEREZINHA, VILA SUDAM ATUAL PRESIDENTE MÉDICI,VILA PROGRESSO ATUAL D. CORNÉLIO VERMANS, DELEGACIA DE POLÍCIA (NA LAURO SODRÉ), CONSTRUIU VÁRIAS ESCOLAS ENTRE ELAS: A ESCOLA ISOLADA DO MURÚ, ESCOLA ISOLADA DO BREU BRANCO, ESCOLA MISTA DE SANTA ROSA, ESCOLAS REUNIDAS PEDRO TEIXEIRA; PONTE SOBRE O IGARAPÉ SANTANA, PONTE EM MADEIRA DE LEI SOBRE O IGARAPÉ GOÉS, NIVELAMENTO E BORDADURAS DA TRAVESSA LAURO SODRÉ, RODOVIA TUCURUÍ- CARIPÉ, ESTRADA SANTA ROSA – BACURI, ESTRADA BREU- BRANCO, BREU- VELHO, ESTRADA BREU- VELHO – ANUERÁ, ESTRADA BREU – BRANCO –CAPUERANA, ESTRADA REMANSÃO DO CENTRO – REMANSÃO DA BEIRA E O CAMPO DE FUTEBOL.
                 TUCURUÍ TINHA UMA DEFICIÊNCIA DE ENERGIA ELÉTRICA E ABASTECIMENTO DE ÁGUA. A ENERGIA ELÉTRICA DA ÉPOCA ERA DESENVOLVIDA POR UMA USINA DE FORÇA E LUZ LOCALIZADA NA RUA SANTO ANTÔNIO (ATUAL SOPÓDROMO) PORÉM NÃO SUPRIA TODA A DEMANDA DA CIDADE; ENTÃO COM O APOIO DO DIRETOR DA ESTRADA DE FERRO DA ÉPOCA MAJOR KOURI E A ADMINISTRAÇÃO RIBEIRO DE SOUZA SE PENSOU EM CONSTRUIR UMA MINI HIDRELÉTRICA;QUANDO CONSTRUÍRAM A HIDRÁULICA. RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA FOI PEDIR CIMENTO POR INTERMÉDIO DE SEU AMIGO JARBAS PASSARINHO QUE MANDOU UM BILHETE DIZENDO ASSIM: ”ATENDA A ESTE PREFEITO QUE SONHA COM OS OLHOS ABERTOS UM SONHO BOM”. O GOVERNADOR ALACID NUNES SE EMPOLGOU COM A IDÉIA E PROMETEU DAR UMA TURBINA QUE SERIA FABRICADA NO RIO GRANDE DO SUL, CHEGOU EM BELÉM PORÉM NUNCA CHEGOU EM TUCURUÍ E A MINI HIDRELÉTRICA NÃO FOI CONSTRUÍDA.
A SOLUÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA FOI SOLUCIONADO MAIS TARDE COM A AQUISIÇÃO DE 2 MOTORES CONJUGADOS DA MARCA SCANIA.
EXERCEU O CARGO DE PREFEITO ATÉ 15 DE JULHO DE 1968, RENUNCIANDO PARA ASSUMIR O CARGO DE DIRETOR DA ESTRADA DE FERRO TOCANTINS, PERMANECEU NO MESMO ATÉ SUA EXTINÇÃO NO ANO DE 1973; ATRAVÉS DA PORTARIA 257/73 DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DETERMINANDO A PARALISAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO TOCANTINS POIS ERA ANTI ECONÔMICA. EM CADA PARADA ELE FAZIA UM DISCURSO QUE EMOCIONOU A TODOS OS PRESENTES.
RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA ERA POLÍTICO POR VOCAÇÃO, SEMPRE FOI UM HOMEM POBRE E QUANDO SEU AMIGO JARBAS PASSARINHO O CONVIDOU PARA SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, ELE PREFERIU FALAR 1º COM OS AMIGOS QUE O APOIARAM. APESAR DE NÃO TER NASCIDO EM TUCURUÍ ELE SE CONSIDERAVA DA TERRA E FOI O POLÍTICO DE TUCURUÍ A SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL. 
EM 15 DE NOVEMBRO DE 1974, FOI ELEITO COM 6.311 VOTOS, DEPUTADO ESTADUAL, PELO PARTIDO DA ARENA, OBTEVE 2.000 VOTOS EM TUCURUÍ, 1.000 VOTOS EM BELÉM, FOI MUITO BEM VOTADO EM BAIÃO, EM JACUNDÁ, EM CAMETÁ, EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO E ATÉ EM MARAPANIM.
COMO DEPUTADO ESTADUAL ELE ATUOU NAS SEGUINTES FUNÇÕES:
MEMBRO TITULAR DAS COMISSÕES DE ECONOMIA, FINANÇAS, FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO, COMISSÃO DE TRANSPORTES, COMUNICAÇÕES DE TERRAS E OBRAS PÚBLICAS E SUPLENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, VICE LÍDER DO GOVERNO ALUÍSIO CHAVES E PRIMEIRO SECRETÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (CARGO ESTE QUE PERMANECEU POR MENOS DE 20 DIAS).

FEZ VÁRIOS REQUERIMENTOS, QUASE SEMPRE ATENDIDOS:
1)            IDA DE UMA COMISSÃO DA SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO COM O OBJETIVO DE VERIFICAR IN LOCO A SITUAÇÃO E NECESSIDADE DO ENSINO DE 1º GRAU, BEM COMO ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DO 2º GRAU;
2)            IDA DE UMA COMISSÃO DA SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE COM A FINALIDADE DE LEVANTAR AS NECESSIDADES NO SETOR DA SAÚDE, APRESENTANDO RELATÓRIO DESTINANDO A SOLUÇÃO;
3)             IDA DE UMA EQUIPE DA TELEPARÁ, A FIM DE ELABORAR ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E EXTENSÃO DA REDE TELEFÔNICA URBANA;
4)            IDA DE UMA EQUIPE DA COSANPA COM O OBJETIVO DE ESTUDAR A POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, INCLUSIVE, AOS NOVOS LOTEAMENTOS QUE SERVEM DE CONTINUIDADE DA CIDADE;
5)            QUE SEJA DESIGNADA UMA COMISSÃO DE TÉCNICOS PARA ELABORAR UM PLANO PRELIMINAR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ.

DIQUINHO REQUEREU AINDA:

1)            QUE SEJA TRANSMITIDO APELO AO SENHOR ENGENHEIRO DIRETOR DO 2º DISTRITO REGIONAL DO DNOS, NO SENTIDO DE QUE DETERMINE ESTUDO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO INFRA-ESTRUTURA DO SISTEMA VIÁRIO DA CIDADE DE TUCURUÍ;
2)            QUE SEJA DIRIGIDO APELO AO DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE PORTOS E VILAS NAVEGÁVEIS, NO SENTIDO DE QUE DETERMINE O INÍCIO DAS OBRAS DO PORTO DA CIDADE DE TUCURUÍ, CUJO PROJETO FOI ELABORADO PELA 2ª DIRETORIA DO REFERIDO DEPARTAMENTO;
3)            QUE SE OFICIE AOS PRESIDENTES DO BANCO DO BRASIL E DO BASA, DIRIGINDO APELO DO POVO TUCURUIENSE NO SENTIDO DE QUE MANDEM PROCEDER A ESTUDOS GEO-SÓCIO-ECONÔMICOS PARA A INSTALAÇÃO DE AGÊNCIAS DOS REFERIDOS ESTABELECIMENTOS DE CRÉDITO NAQUELE MUNICÍPIO;
4)             OFICIE AO PRESIDENTE NACIONAL DO INCRA, APELANDO PARA QUE DETERMINE A QUEM DE DIREITO, ORDEM NO SENTIDO DE QUE PROCEDA A REGULARIZAÇÃO DAS ÁREAS OCUPADAS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ, EXPELINDO, CONSEQÜENTEMENTE, A NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO.

OUTRA GRANDE PREOCUPAÇÃO DO DEPUTADO, DIANTE DA VIRTUAL EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA DE TUCURUÍ, ERA O PERIGO QUE REPRESENTAVA O PEQUENO CAMPO DE AVIAÇÃO DA CIDADE, SEGUNDO ELE, O AEROPORTO JÁ ESTAVA PRATICAMENTE NO CENTRO DE TUCURUÍ, O QUE PUNHA EM RISCO A SEGURANÇA DOS HABITANTES DO LOCAL, DAS AERONAVES E DE SEUS PASSAGEIROS. TAMANHA PREOCUPAÇÃO LEVOU O DEPUTADO A REQUERER, NA SESSÃO DE 04 DE SETEMBRO DE 1975, QUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO TRANSMITISSE AO DIRETOR DA COMARA, CORONEL OTOMAR DA SILVA LOPES, VEEMENTE APELO NO SENTIDO DE COLOCAR EM PRIORIDADE, A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DA CIDADE TUCURUÍ, QUE DEVERIA DAR O NECESSÁRIO RESPALDO A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DO TOCANTINS, TENDO EM VISTA QUE A ÁREA DESTINADA AO MESMO JÁ ESTAVA TOPOGRAFICAMENTE LEVANTADA E RESERVADA.
OS 2 ANOS E ALGUNS DIAS DE MANDATO,RIBEIRO DE SOUZA USOU PARA TENTAR RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DE TUCURUÍ, TANTO OS PEQUENOS QUANTO OS GRANDES COMO: VINDA DA COBAL (PARA REDUZIR O ALTO CUSTO DE VIDA DO MUNICÍPIO), PASSANDO PELA VINDA DO FUNRURAL (QUE DEU ORIGEM AO ATUAL HOSPITAL DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE) ATÉ A INSTALAÇÃO DE BANCOS OFICIAIS COMO: BANPARÁ, BASA E BANCO DO BRASIL. RIBEIRO DE SOUZA ESTAVA ATENTO A TUDO QUE DISSESSE RESPEITO À TUCURUÍ, UM GRANDE EXEMPLO ERA A SUA PREOCUPAÇÃO COM O BAIXO ÍNDICE DA QUOTA DE ICM – IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS, QUE CABIA A ESTE MUNICÍPIO; A EDIÇÃO DE 20 DE NOVEMBRO DE 1975, DO “LEGISLATIVO EM MARCHA” (NOTICIOSO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA) PUBLICAVA NOTA DESTE TEOR. “O SECRETÁRIO DA FAZENDA PROMETEU REEXAMINAR OS ÍNDICES DE DISTRIBUIÇÃO DAS QUOTAS DO ICM, EM FACE DA RECLAMAÇÃO QUE FOI FEITA PELO DEPUTADO RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA, ATRAVÉS DO DEPUTADO BRABO DE CARVALHO, QUE DEU COMO EXEMPLO O CASO DE TUCURUÍ, QUE COM MAIS MOVIMENTO COMERCIAL E ATÉ INDUSTRIAS RECEBE MUITO MENOS DO QUE O MUNICÍPIO DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO”.
SUA MAIOR GLÓRIA SERIA VER .......UM DIA....... A HIDRELÉTRICA FUNCIONANDO. ELE DIZIA: UM DIA CANTAREI O HINO NACIONAL QUANDO AS TURBINAS FOREM ACIONADAS.........AÍ.......NINGUÉM MAIS SEGURA TUCURUÍ, NEM RIBEIRO DE SOUZA.
            NUMA SEXTA-FEIRA, DIA 18 DE MARÇO DE 1977, ÀS 06:30 DA MANHÃ, OCORREU UM GRAVE ACIDENTE NA RODOVIA PA-70 (QUE LIGA MARABÁ A BELÉM – BRASÍLIA), NAS PROXIMIDADES DO KM 53, O CARRO, UM FUSCA, VINHA A MAIS DE 80 KM EM UMA ESTRADA DE PIÇARRA, DERRAPOU E EM SEGUIDA CAPOTOU POR 3 VEZES.O DEPUTADO RIBEIRO DE SOUZA E SEU AMIGO JORNALISTA BIAMIR SIQUEIRA FORAM SOCORRIDOS CERCA DE UMA HORA DEPOIS POR UM MOTORISTA DE CAMINHÃO.O DEPUTADO AINDA ESTAVA COM VIDA E FOI LEVADO PARA A CLÍNICA DE VILA RONDON, PORÉM TEVE POUCOS MINUTOS DE VIDA DEVIDO AO TRAUMATISMO CRANIANO SOFRIDO.
           MORREU ................ AOS 46 ANOS, QUANDO REGRESSAVA PARA TUCURUÍ, SUA TERRA QUERIDA, O POLÍTICO ..............O AMIGO ...................O IRMÃO  .......... O PAI .......... RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA, UM HOMEM DE FIBRA , ADMIRADO PELO SEU CARÁTER CORRETO, UMA PESSOA FRANCA E DE UMA PALAVRA SÓ.
           O DEPUTADO RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA COMPLETOU 2 ANOS,1 MÊS E 17 DIAS DE MANDATO PARLAMENTAR.
            A VIÚVA E SEUS FILHOS QUANDO SOUBERAM DA NOTÍCIA NÃO ACREDITARAM E FICARAM MUITO NERVOSOS.
            A NOTÍCIA COMOVEU PROFUNDAMENTE A TODOS OS PARLAMENTARES TANTO ARENISTAS COMO EMEDEBISTAS COM O MESMO SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE HUMANA.
            O DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA, SEU AMIGO ÍNTIMO, AINDA TENTOU FAZE-LO MUDAR DE IDÉIA INSISTINDO A RIBEIRO DE SOUZA PARA IR DE AVIÃO PORÉM O DEPUTADO PREFERIU IR DE CARONA COM O AMIGO JORNALISTA BIAMIR SIQUEIRA.
            O CORPO CHEGOU AO AERO CLUBE ÀS 17:30 HORAS, DEPUTADOS, PARENTES E AMIGOS NÃO ACREDITAVAM AO VER DESCER DO AVIÃO O CORPO DO DEPUTADO LÍDER DE TUCURUÍ.SEU CORPO FOI LEVADO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, CHEGOU ÀS 20:30 HORAS E PERMANECEU ATÉ ÃS 07:00 DO OUTRO DIA QUANDO FOI CELEBRADA A MISSA DE CORPO PRESENTE.
             PORÉM O POVO DE TUCURUÍ FOI AS RUAS PARA PEDIR QUE O CORPO FOSSE SEPULTADO ALI PARA PRESTAREM AS SUAS ÚLTIMAS HOMENAGENS.O PEDIDO DO POVO FOI ATENDIDO E APÓS A MISSA, O CORPO FOI LEVADO DE AVIÃO PARA TUCURUÍ. CHEGOU NA MANHÃ DO DIA 19 DE MARÇO, FOI REALIZADO O FUNERAL NA CÂMARA MUNICIPAL
            RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA FOI SEPULTADO NO DIA 20 DE MARÇO DE 1977, ÀS 09:00 DA MANHÃ NO CEMITÉRIO SANTA ISABEL, NUM DOMINGO QUE FOI CONSIDERADO O MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DE TUCURUÍ.
            OS MUNICÍPIOS DE TUCURUÍ, PARAGOMINAS, BAIÃO, SENADOR JOSÉ PORFÍRIO DECRETARAM LUTO OFICIAL POR 3 DIAS, PELA MORTE DO DEPUTADO.
            TODAS AS LOJAS, REPARTIÇÕES PÚBLICAS E CAMARGO CORREA ADERIU AO LUTO OFICIAL DE 3 DIAS EM MEMÓRIA DAQUELE QUE FOI O MAIOR LÍDER QUE TUCURUÍ JÁ TEVE.
             DEIXOU UM VAZIO NO CORAÇÃO DO POVO E DE SUA FAMÍLIA.
             SUA MEMÓRIA NUNCA PODERÁ SER ESQUECIDA E SEMPRE SERÁ LEMBRADA COM MUITO CARINHO E AMOR ...............




HELEIDE SOUZA


3 comentários:

  1. Divulgar a vida e obra deste homem que deu a vida por Tucuruí é muito importante.
    Heleide Souza

    ResponderExcluir
  2. Meus olhos se encheram de lagrimas ao ler a historia de meu pai querido e lembrar de sua morte, neste dia. lembro que ele sempre foi muito serio, tanto que eu tinha medo de me aproximar dele, quando criança. Porém, um dia quando eu pedi um dinheiro a minha mãe, ela me disse que pedisse a ele. Disse ela: " Ele é seu pai, aproxime-se mais dele", onde a partir dai, aos poucos, fui chegando mais perto dele. Eu sendo a filha mais velha do segundo casamento dele e convivi por 14 anos com ele e era apaixonada por este pai, e vice versa, pois ele dizia que eu tinha um jeito especial de conquista-lo, correndo para abraçá-lo quando ele chegava do trabalho, ajudando a tirar o paleto dele, pegando os chinelos e a toalha para o seu banho dele. Ele sorria e mandava eu olhar no bolso do paletó, que estava cheio de bombons e me beijava e dava um sorriso carinhoso. Obrigada pai pelo que o senhor me ensinou na vida, a ser honesta, integra, humilde, enfim, voce me ensinou valores morais que são raros no mundo de hoje, voce me ensinou que o mais importante é ser e não ter.

    ResponderExcluir
  3. linda sua trajetoria,é uma pena não ter conhecido.Priscila Souza

    ResponderExcluir